Reunião com plantonistas para ajustes de Plantão no período do Carnaval

20140217_193148

Keila Nascimento

O Corpo técnico gestor do CPML, Zenaldo Porfírio, gerente geral, Simone Albuquerque, Gerente Administrativa, os coordenadores técnicos administrativos da Unidade Satélite no HGE, Suzana Melo e Dartagnan Barros, responsável pela coordenação técnica e escalas e pelo setor de laudo e sistemas respectivamente e a representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Uncisal, Josiete Fragoso reuniram-se, na noite da segunda-feira dia 17 de fevereiro, nas instalações da Unidade Satélite, do laboratório, no HGE com os plantonistas que atuam naquela unidade para ajustar sistema de escala e trocas de plantões, dentre outros assuntos.

A reunião aconteceu como medida preventiva tendo em vista a proximidade com as prévias carnavalescas e o carnaval, haja vista que a unidade atender exclusivamente ao HGE e como é característico nestas datas, sempre há um aumento na demanda de serviços na unidade. Foram pontuados pelo gerente geral Zenaldo Porfírio, assuntos relevantes ao sistema de troca de plantões que devem acontecer em tempo hábil para evitar desfalque de recursos humanos nos plantões e as responsabilidades e conseqüências das faltas injustificadas, “essas ausências deixam o serviço sem continuidade nos plantões causando prejuízo a população alagoana já tão carente de cuidados de saúde”, relembrou o gerente do CPML, falou também sobre o fluxograma para o momento de descanso, garantido por Lei a todo profissional que atua em regime de plantão noturno, contudo reforçou que este deve acontecer de forma alternada, essas questões devem ser observadas em qualquer período, mas principalmente nessas datas,” disse Zenaldo Porfírio.

O Gerente geral aproveitou a oportunidade para repassar os elogios recebidos pela Direção do HGE quanto à qualidade do diagnóstico dos exames processados naquela unidade satélite, reforçou seu compromisso junta a Uncisal em regularizar a substituição de novos servidores para regularizar o quantitativo do quadro técnico do laboratório evitando assim, a sobrecarga nos plantões de maior movimento. “Porém, não poderia deixar de repassar o número de reclamações, inclusive com documento formal da direção do HGE, quanto à demora na coleta,” concluiu Porfírio.

Já o coordenador técnico administrativo, Dartagnan Barros, responsável pelo laudo e sistemas da unidade reforçou a importância da prática dos EPI’s, principalmente quanto ao uso de sapato fechado que é obrigatório aos profissionais da área de saúde que atuam em ambientes hospitalares. O HGE, onde a unidade satélite está instalada, adotou esse recurso como obrigatório a partir do dia 1º de novembro de 2013. “E como estamos trabalhando dentro das dependências do hospital esse equipamento de segurança do trabalho também fica obrigatório para o servidor da unidade” afirmou o coordenador.

Esteve também presente a reunião a servidora Luana Pires, responsável técnica pelo Setor de Microbiologia do CPML que informou aos demais colegas plantonistas que as amostras da microbiologia estão sendo processadas aos sábados e domingos naquela unidade, visando proporcionar maior agilidade dos resultados dos exames e também para evitar despender tempo de deslocamento de um profissional até o prédio sede do CPML.

A representante da Progesp, Josiete Fragoso reforçou a necessidade do compromisso com o serviço prestado pelos servidores do CPML, lembrando que este atendimento é de emergência, e que direta ou indiretamente, lida com vidas. Ela finalizou sua fala, deixando-se a disposição para esclarecer qualquer dúvida e que a Progesp está de portas abertas para ouvir o servidor.

Encerrando a reunião, Zenaldo Porfírio agradeceu a presença de todos e em particular a Josiete Fragoso, que vem acompanhando os processos de substituição de servidores pelo Processo Seletivo simplificado (PSS) 2012 para o CPML de forma prestativa, em uma parceria que envolve responsabilidade e transparência, tudo isso, visando sempre dar continuidade ao atendimento de qualidade prestado pelo CPML a população alagoana.