Servidores do CPML participam de Trilha Ecológica na APA do Catolé

DSCN8006

Keila Nascimento

 

O passeio aconteceu, no sábado, dia 22 de março e foi uma iniciativa dos servidores do laboratório após o convite do Sargento Silveira da Polícia Militar de Alagoas que faz um trabalho de conservação da área através da conscientização e reconhecimento da área, reunindo grupos de visita a Área de Proteção Ambiental – APA.

A APA do Catolé e Fernão Velho possui uma área de 5.415 hectares, abrangendo os municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. E tem considerável importância abrangendo também remanescentes da Mata Atlântica e é detentora de um rico manancial que abastece 30% da cidade de Maceió.

O grupo percorreu  18 km desta área, onde foi possível vislumbrar belas paisagens, dentre elas o Açude do Catolé e se aventurar no Riacho Carrapatinho. Foram cerca de cinco horas de trilha com desafios de contornar caminho, devido a queda de árvore até percorrer percurso aquático. Sempre com total atenção e cuidado do Sargento  Silveira e seu ajudantes  Dorcival leite e João Vitctor e Pablo, que conduziram o grupo com responsabilidade , e maestria de quem conhece muito bem o local.

Participar de eventos assim nos proporciona momentos de reflexão, por estar em completa comunhão com a natureza, além da conquista de vencer obstáculos e a certeza de poder superar desafios ao final do percurso, comentou Gisele Lessa, coordenadora do Setor Técnico de Coleta do Ambulatório e Citologia.

Já a servidora Shirley Guimarães disse ser “muito importante esse tipo de experiência entre colegas de trabalho, pois além te trabalhar a interação do grupo, também promove um sentimento de motivação a equipe, onde se aprende a respeitar o limite de cada um. Fora a sensação de bem estar pessoal.”

O grupo ficou tão animado que pediu ao Sargento para programar outra visita dentro em breve para que mais colegas possam participar da aventura.

Sobre a APA

É uma unidade de conservação e foi criada pela Lei n°. 5.347/1992, com o objetivo de preservar as características dos ambientes naturais e ordenar a ocupação e o uso do solo. O bioma predominante é a Mata Atlântica, com ecossistemas variando da floresta ombrófila ao manguezal.

O principal rio existente dentro da APA do Catolé é o Rio Mundaú, o qual deságua na Lagoa de mesmo nome. Outro rio que corre é o Satuba, além de alguns riachos, tais como o Riacho Carrapatinho. Destacando-se o Açude do Catolé, que faz parte do Sistema de Abastecimento de água de Maceió.

DSCN8030DSCN7985DSCN8053