Keila Nascimento
No primeiro trimestre de 2022, o CPML realizou um total de 260 Mil, trezentos e sessenta e sete exames, oferecendo a população alagoana uma carta com mais de 90 tipos de exames em análises clínicas e histopatológico, mas conhecidos como exames de biopsia de diversos tipos de tumores.
Em 2021 renovamos o parque tecnológico que possibilitou no início desse ano de 2022 implantarmos os sistemas de interfaciamento de resultados de exames, hoje os resultados são disponibilizados online, ou seja, as unidades de saúde do estado que são assistidas pelo CPML podem acessar o resultado de exames de forma digital. O que facilita muito na precisão e conduta do médico, como também ajuda na regulação dos leitos.
Outro ganho foi a implantação do sistema de laudagem, que recentemente foi inaugurado pelo Reitor Henrique Costa, onde o médico pode analisar, laudar, confirmar o laudo eletronicamente e encaminhar ao hospital de origem ou aos pacientes em um espaço curto de tempo. Para ter acesso ao sistema, basta ele o médico, informar o login/senha de cadastro, seguindo o padrão nome.sobrenome e senha de 6 dígitos, e dentro de seis passos poderá liberar o laudo no sistema, o que pode reduzir a liberação do resultado de trinta até seis dias dependendo do tipo de exame. Para os pacientes, o caminho é mais fácil e rápido, o paciente informa o número de protocolo e senha emitidos pela clínica e/ou hospital, e pronto, terá acesso ao laudo final, evitando deslocamento até a unidade para retirada do resultado impresso. Um grande ganho para os pacientes do SUS assistidos pelas unidades da saúde credenciadas ao CPML, comentou Nemer Ibrahim — Supervisor Assistencial do CPML.