CPML é modelo de atendimento para SUS

“Clientes aprovam atendimento do Laboratório, segundo pesquisa”

Foto: Keila Nascimento

20130812_090753

Keila Nascimento

O Atendimento do CPML é referencia para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, segundo resultado de pesquisa de satisfação aplicada recentemente entre os usuários do Laboratório, onde foram entrevistados 100  participantes.

O fluxo semanal de usuários atendidos pelo CPML  gira em torno 500 pessoas, de acordo com o Sistema Nacional de Regulação do SUS (SISREG) que regulamenta o agendamento de exames e consultas pelo SUS. A grande maioria, em torno de 98% dos entrevistados abordados, classificaram como ótimo o atendimento do CPML , ressaltando o atendimento humanizado, a preocupação com a triagem e atenção a  gestantes, crianças e idosos. Outro ponto destacado pelos usuários foi à explicação quanto aos procedimentos e suas diferenças.

Essa é o diferencial dos servidores do laboratório, o atendimento humanizado, principalmente por ser nosso público carente de atenção e informação, a confiança no resultado, tudo isso caracteriza a qualidade nos serviços prestados pelo CPML a população alagoana.

São declarações de pacientes como a Dano Maria do Carmo Lins, 76 anos,  agendado pelo 1º Centro de Saúde, que já paciente do Laboratório há muito tempo, realizando exames de sangue e citologia. De tanto tempo que é cliente já criou laços afetivos com a enfermeira Gisele Lessa, que realiza os exames de citologia, segundo ela “a tranqüilidade, delicadeza  e atenção no atendimento, foi o que me cativou nela, principalmente, por que é um exame constrangedor para uma pessoa de idade como eu, sempre fico apreensiva, tensa,  e com ela, já tenho confiança e segurança, por isso prefiro realizar meu exames aqui.”

Gisele atua na coleta de exames ginecológicos a mais de 20 anos, sempre em unidade de saúde pública, esta no CPML desde 2008. “Como estou nesta área há muito tempo, consigo me colocar no lugar desses pacientes, carentes de tudo, principalmente atenção,” disse Gisele.  Esse é o mesmo sentimento da nova supervisora do setor de coleta de sangue, a Biomédica Luciene Mendonça Ferreira, que assumiu o setor em junho deste ano,  vindo da Maternidade Escola Santa Mônica.  “Gosto muito de trabalhar com o público, a troca de calor humano nos proporciona um crescimento pessoal enorme, procuro sempre trabalhar de forma humanizada, tanto com o cliente como com a equipe de trabalho, pois a cumplicidade é a alma da harmonia no trabalho”, comentou  Luciene.

Essa harmonia é refletida na satisfação dos usuários, conforme declarações abaixo:

20130801_094358Sebastião Heleno – “sou cliente do laboratório há certo tempo, o bom humor dela, assim tão cedo, deixa quem está tenso mais relaxado”. Já a senhora Maria José F. Mendonça, que aqui esteve pela primeira vez, comentou, “gostei muito do atendimento, em outros lugares que também só atende SUS, demora muito para agendar, para atender; aqui é mais rápido.”

Assim como os usuários, equipe de trabalho também aprova o trabalho das duas colegas, conforme por Célia Camilo – Técnica de Laboratório do CPML, “trabalhar com pessoas tão admiráveis, é gratificante. Luciene contagia com sua alegria e Gisele por sua tranqüilidade.  Temos sorte com nossos supervisores, porque trabalhar com o público muitas vezes é difícil, a personalidade das duas nos transmite uma leveza nos dias mais pesados.”