Servidor do CPML recebe Medalha Silvio Viana

Keila Nascimento

Por uma trajetória dedicada ao serviço público e compromisso com a saúde, Dr. Lúcio Rocha recebe merecidamente a maior horária ao Servidor Público do Estado de Alagoas.


Histórico – Dr. Lúcio Rocha possui uma carreira de mais de 40 anos dedicados à medicina e ao serviço público de saúde em Maceió e por toda Alagoas. Graduado em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas – ECMAL, hoje Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), iniciou seu caminho profissional em 1978, após passagem por concurso interno e por laboratórios privados. Sua afinidade com a área laboratorial começou muito antes, quando, ainda estudante de uma turma de exatas, concluiu o curso de auxiliar de laboratório, o que lhe proporcionou a base técnica para sua carreira na saúde.

Entre 1983 e 2023, Dr. Lúcio exerceu suas funções na própria UNCISAL, com especial destaque para sua atuação na área de patologia clínica. No Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), trabalhou em colaboração com o Serviço de Assistência Especializada (SAE), onde foi responsável pela análise e supervisão de exames de HIV e hepatites virais por mais de 30 anos. Durante parte desse período, coordenou a unidade satélite do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen), localizada dentro do HEHA.

Além de suas atividades clínicas, Dr. Lúcio ocupou cargos de liderança e coordenação. Em 1992, por exemplo, participou da implementação de protocolos para exames laboratoriais mais complexos. Sua experiência o levou a integrar comissões internas e externas que asseguraram a constante atualização das práticas laboratoriais.

Com notória precisão e rigor técnico, características inerentes à responsabilidade exigida pelo labor em que atua, realizou intervenções médicas eficazes, ao identificar exames alterados e prontamente informar às equipes de profissionais e pacientes sobre as medidas mais urgentes para tratar enfermidades, minimizando dores e sofrimentos, especialmente daqueles em maior vulnerabilidade.

O cuidado e atenção não são exclusivos aos exames laboratoriais e pacientes, mas transmitidos também aos colegas de equipe que por anos atuaram bravamente nas trincheiras do serviço público, e reconhecem no médico Lúcio Rocha um ser humano com qualidades excepcionais e um profissional dedicado a obter ambientes de trabalho harmoniosos.

Aos colegas é norte e farol para os menos experientes e porto seguro em momentos de maiores tensões, sempre preponderante para uma ciência baseada nas melhores evidências e em relações pautadas no bom humor, humildade e equilíbrio.

Tanto que já recebeu homenagens publicadas em informativos internos da Universidade. com destaque para o texto “Comandante” do servidor Nivânio Fiqueiredo (Maternidade Escola Santa Mônica – MESM) que o descreve como referência de bom exemplo de liderança. No texto, o servidor, associa o ambiente de trabalho à um barco, onde as tormentas são vencidas pelos tripulantes que têm a frente um bom comandante. “Comandante de verdade é aquele que conquista a confiança dos comandados”.

São muitos os colegas de trabalho que o admiram e falam de seu profissionalismo, como é o caso de Lygia Antas, coordenadora do SAE/HEHA, onde a mesma diz “ter como maior admiração sua preocupação com os resultados dos exames, quando verificado alguma alteração, o mesmo entra logo em contato com o profissional solicitante para chamar o paciente para avaliação urgente”. Os portadores de HVI e servidores do SAE só tem a agradecer toda dedicação desse profissional por sua humanidade no trato com o resultado dos exames. Segundo ela, a Medalha Silvio Viana será muito bem representada na pessoa do Dr. Lúcio Rocha.

Outra companheira de profissão que evidencia a conduta do médico Lúcio Rocha é a Dr. Luciana Pacheco, médica infectologista, e também amiga há mais de 45 anos. O conheci na turma da antiga e saudosa Escola de Ciências Médicas, hoje Uncisal! Desde então ele já trabalhava como técnico de laboratório e assim se especializou como médico em patologia clínica!

Lúcio sempre nos pareceu calmo e com uma personalidade de procurar sempre servir aos mais necessitados! As especialidades médicas que buscamos nos unia nesse sentido e assim trabalhei com ele no querido Hospital Escola Helvio Auto, ele no laboratório e eu na assistência aos pacientes! Vimos tantas situações: meningites, Calazar, Sarampo, Aids! Doenças graves que precisam de um bom diagnóstico laboratorial! E quem estava lá para nos ajudar? O Dr.Lucio Rocha! Sempre disponível, em plantões e fora deles era nosso porto seguro. Ele é um guerreiro que combateu o bom combate e até hoje guarda a fé na vida com bom humor, humildade e resiliência! Sou sua fã!

Em 2023 foi indicado por unanimidade, pelos demais colegas de trabalho do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), onde é lotado há mais de 20 anos, e esteve supervisor geral entre 2018 e 2019, como representante da unidade para à VI Noite de Homenagens Uncisal. O evento, é um reconhecimento a estudantes, professores e servidores-técnicos que foram destaque no ano.

Ao longo de mais de quatro décadas dedicadas à medicina, com foco em patologia clínica e atendimento a pacientes com doenças infectocontagiosas, Dr. Lúcio Rocha – ou Lúcio “Bolinho”, como carinhosamente é chamado pelos mais próximos – teve uma carreira brilhante, contribuindo significativamente para o estado de Alagoas. Sua trajetória exemplifica a importância da combinação entre expertise técnica e trato humano, que melhora os ambientes de trabalho, trazendo mais leveza, aliado ao serviço contínuo prestado à população.