CPML registra crescente de DST’s entre adolescentes de 13 a 18 anos

20140218_111446_1

O Setor de Citologia durante o ano de 2013 observou uma demanda relativamente alta de adolescentes entre 13 e 18 anos de idade com diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Gisele Lessa, enfermeira responsável pela coleta da citologia ambulatorial do CPML.

“Em média, são atendidas cinco meninas por semana dentro dessa facha etária, todas encaminhadas pelas unidades de saúde atendidas pelo Laboratório, tais como Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Serviço de Assistência Especializada (SAE), Maternidade Escola Santa Mônica e Postos de saúde da capital e algumas unidades do interior e normalmente são encontrados registro de alguma DST grave em pelo menos duas lâminas analisadas. Se pensarmos em âmbito estadual a estatística deve ser muito maior,” comentou Gisele.

Em um quadro semanal foram registrados em média 6,5 adolescentes entre 13 e 18 anos de idade com diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Em 2014, já alcançamos o registro de 13 casos, disse a enfermeira.

Gisele acredita que esse índice está relacionado a pouca escolaridade, a imaturidade e a falta de orientação sobre as conseqüências de se iniciar a vida sexual cada dia mais cedo, quadro bem freqüente entre meninas dessa faixa etária que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Gisele Lessa trabalha no serviço público na área de saúde há mais de 20 anos e está no CPML desde 2008, sempre realizando exames de cultura e citologia. A enfermeira relata que está muito preocupada com essa realidade.

“Ainda bem que o Mistério da Saúde lançou no início do ano a campanha de vacinação contra o HPV, para meninas de 11 a 13 anos, tendo em vista ser essa uma das DST’s mais freqüentes entre essa faixa etária,” disse ela.  O CPML está em contato com a Secretaria de Estado da Saúde para fechar parceria e colaborar com a distribuição de material educativo.

Campanha de Vacinação contra HPV em Alagoas

De acordo com site oficial do governo do estado a campanha será realizada em todas as escolas de Alagoas (particulares e públicas), no período de 10 de março a 10 de abril, com o objetivo de imunizar adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos.

Durante o período da campanha os pais e responsáveis que não queiram que as adolescentes sejam imunizadas, irão assinar um termo assumindo total responsabilidade pela decisão.

A vacina HPV quadrivalente será administrada a partir de março também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As meninas que se encontrem fora do ambiente escolar devem procurar as UBS mais próximas para receber sua dose da vacina.

O calendário programado pelo governo federal prevê que a implantação da vacina vai acontecer de forma gradual. “Em 2014, a população alvo da vacinação com a vacina HPV será composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 9 a 11 anos  e a partir de 2016, serão vacinadas a meninas de 9 anos de idade”.