Nosso indicado – Dia do Servidor Público

20151229_113656Para encerrar o Mês do Servidor Público, o CPML tem a honra de apresentar “O nosso indicado” a Medalha Silvio Vianna, acima de qualquer critério, homenagear alguém que tanto contribui para o engrandecimento e qualidade do serviço do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial é mérito.

Josias Matias de Souza, 53 anos de idade, desse total de anos de vida 35 foram dedicados ao serviço na Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas. Mas como? Se a Universidade tem apenas 10 anos de existência, e ele 35 de serviço. É de conhecimento que a história da Universidade começou com a Fundação Governador Lamenha Filho (Funglaf), onde Josias iniciou seu ciclo de trabalho na Uncisal como Office boy, nos dois primeiros anos, seguindo os demais como servidor; especificamente no Setor de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do antigo Hospital Dr. José Carneiro (em funcionamento no Prédio Sede da Fuglaf), de onde só saiu no momento de reestruração física do Setor.

De lá seguiu para o Almoxarifado da Funglaf, devido a sua experiência no antigo Setor. Por necessidade do Serviço, o servidor foi lotado no Setor de Patrimônio da antiga Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal). No processo de transformação da Escola em Universidade, com a instituição do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), também por necessidade do Serviço, Josias iniciou sua atuação no CPML com a função de organizar o Almoxarifado do Centro, cuja experiência anterior possibilitou uma organização com o pensamento na programação e adaptação por fluxos de saída de produtos. Sua desenvoltura na implantação do Almoxarifado rendeu méritos e, por isso, foi convidado a assumir o Setor de Serviços Gerais do CPML, onde permanece até hoje. Entretanto, continua dando apoio ao Almoxarifado para atender a logística do Centro Laboratorial; então quando necessário é, dá o suporte no que tange ao abastecimento das Unidades Satélites do CPML/HGE e Ambulatorial CPML/LACEN, como também, no recebimento de material externo, quando esse chega fora do horário de atendimento do referido Serviço.

Sua história se entrelaça com a da Universidade, e mais ainda com a do CPML – Josias é o único servidor que tem o mesmo tempo de serviço no CPML, que este tem de existência – tanto que a ele foi dado o privilégio de soprar as velinhas do bolo em comemoração aos 10 anos da Unidade.

No decorrer de sua trajetória profissional na Instituição, sempre foi cumpridor de seu horário de trabalho, em sua maioria das vezes estendendo-se além do determinado, mediante a necessidade do serviço ou não. Raramente falta ou se ausenta do serviço e local de trabalho. Prestativo quanto à disponibilidade de horários e com o serviço, desde os tempos da Funglaf. Ciente da responsabilidade do que é ser servidor público, Josias não se limita só ao trabalho por ele desenvolvido, sempre disposto a ajudar aos colegas de labor. É consciente da importância do todo e principalmente quanto aos serviços prestados pela Unidade de Apoio Assistencial ao cidadão usuário do SUS, cliente final do CPML.

É nítido seu orgulho em fazer parte da história da Universidade, “ver a expansão dos Serviços da Uncisal, passo a passo, com a implantação dos Cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Centro de Patologia e Medicina Laboratorial e o Serviço de Verificação de Óbito, me faz sentir orgulho do universo que agora nós somos, reconhecendo ainda, as dificuldades que toda transformação tende a passar, e com a Uncisal não foi diferente, mas sempre acreditei que tudo era crescimento para algo melhor.” Por toda essa vivência considera a Uncisal sua segunda casa. “Tudo aqui contribuiu para a minha formação profissional e pessoal – foi por meio do meu trabalho que conquistei o sonho da casa própria e a segurança financeira para os proventos de minha família. Os momentos vividos nesta instituição contribuíram para me transformar no homem, profissional, marido, pai e avô que sou hoje, assim me sinto uma pessoa realizada. Gostaria de fazer muito mais, por isso não pretendo me aposentar tão cedo,” afirmou Josias – com sorriso nos lábios.

Os relatos de amigos de trabalho e de seus gestores são de que Josias é um profissional comprometido com a razão maior do CPML, o usuário. Está sempre disponível, cheio de iniciativa, chegando a abdicar de seu lazer para vir ao Centro em várias noites/finais de semana para resolver intercorrências. Citamos duas dentro destas, a falta de energia – para colocar o gerador em movimento; e a falta de água – para avaliação e reativação do abastecimento – evitando a descontinuidade dos Serviços. Esses são exemplos de compromisso com o serviço público.

Josias é um servidor que não mede esforços, nem distância para a resolução de problemas pertinentes à Uncisal. E pelos anos de serviços prestados, nesse nível, à Uncisal merece a indicação à Medalha Silvio Vianna.