CPML  volta a realizar coleta para exames de citologia

O Centro de Patologia e Medicina laboratorial, unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), retornou no mês de setembro a realizar coleta para exames de citologia e cultura de secreção vaginal.

No primeiro momento, os exames atenderão as pacientes assistidas pelas unidades do Ambulatório de Especialidades (Ambesp), Centro de Reabilitação (CER3), Centro de Diagnóstico e Imagem (CEDIM) e as servidoras da Uncisal.

A citologia oncótica, popularmente conhecida como “Papanicolaou” é o exame preventivo do câncer de colo uterino, indicado para as mulheres em idade reprodutiva e com vida sexual ativa, como forma de identificar processos inflamatórios e/ou infecciosos causados pelo vírus HPV e outros microrganismos, além de diagnosticar o câncer de colo em qualquer estágio da doença.

Após a coleta, as células do colo uterino serão fixadas em uma lâmina e enviadas ao Setor de Anatomia Patológica para análise funcional e estrutural do tecido. A presença de alterações no colo do útero não é, necessariamente, indicativo de câncer. Em sua grande maioria são processos inflamatórios/ infecciosos benignos. Entretanto, é importante a realização do periódico anualmente ou, a critério médico, para um diagnóstico precoce, com possibilidade de tratamento e cura, informou a enfermeira Laura Acioly responsável pelo Setor de coleta da Citologia.

O encaminhamento para agendar a coleta das pacientes ficará a cargo das referidas unidades. Entretanto, o agendamento das servidoras da instituição ficará sob a responsabilidade do SASBEM e, ou SESMT’s, mediante apresentação da solicitação médica e cartão do SUS. Estes deverão ser apresentados no dia do exame, disse Everaldo Bezerra responsável pela marcação dos exames.

Essa condição de agendamento se faz necessária porque o  CPML funcionar sob sistema SUS porta fechada, ou seja, quando o paciente só será atendido através do encaminhamento do paciente por unidades credenciadas. No caso do CPML, CEDIM, AMBESP e os Hospitais Escola Helvio Auto (HEHA) ,Portugal Ramalho (HEPR), Maternidade Escola Santa Mônica  (MESM) e Hospital Geral do Estado, informou Juliana Cavalcante Supervisora Assistencial do CPML.