CPML realiza mutirão de exames PSA neste Novembro AZUL

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), Unidade de Apoio Assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em parceria com as unidades Centro de Diagnostico e Imagem (CEDIM), Ambulatório de Especialidades (AMBESP) e o Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (NEQVT/SASBEM) também unidades da Uncisal estão promovendo um mutirão  de exames PSA  em alusão ao Novembro Azul.

Novembro Azul

Novembro Azul  Durante o mês de novembro são realizadas diversas ações para incentivar a busca por um urologista e a realização de exames, como PSA e toque retal. O diagnóstico precoce é de fundamental importância para inibir a evolução da doença e possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido. Segundo o INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, tendo como fator de risco importante a idade, além de fatores genéticos, hábitos alimentares e estilo de vida.

Para detectar a doença precocemente, é importante que todo homem realize o exame PSA (Antígeno Prostático Específico) pelo menos uma vez ao ano. Essa é a principal forma para diagnosticar o câncer de próstata e outras alterações no órgão, como a hipertrofia benigna da próstata e a prostatite (aguda ou crônica).

O mutirão acontece todas as sextas-feiras do mês de novembro, os pacientes devem ser encaminhados pelas unidades do CEDIM e AMBESP da Uncisal. Já os servidores da universidade devem procurar a Supervisão de Atenção à Saúde e Bem Estar (SASBEM) de sua unidade e solicitar o agendamento, no caso dos servidores que desenvolvem suas atividades no Prédio Sede da Uncisal, esses devem procurar o NEQVT através do email neqvtuncisal@gmail.com e solicitar encaminhamento especificando a Campanha Novembro AZUL, este fará o agendamento com o CPML, essa condição se faz necessária porque o  CPML funcionar sob sistema SUS porta fechada, ou seja, quando o paciente só será atendido através do encaminhamento do paciente por unidades credenciadas. No caso do CPML, CEDIM, AMBESP e os Hospitais Escola Helvio Auto (HEHA) ,Portugal Ramalho (HEPR), Maternidade Escola Santa Mônica  (MESM) e Hospital Geral do Estado, informou Juliana Cavalcante Supervisora Assistencial do CPML.

A Supervisora, atenta para o horário e as condições  que o exame pede para poder ser realizado com maior fidelidade nos resultados. A coleta deve ser feita entre 6h30 e 9h. Para realização do exame do PSA é necessário que o paciente atenda aos seguintes preparos:

–   Não ter ejaculado nas últimas 48h;

–   Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não), não ter andado de motocicleta e não ter praticado equitação (andar a cavalo) nos últimos dois dias;

–   Não ter usado supositório, não ter recebido sondagem uretral e não ter feito exame de toque retal nos últimos três dias;

–   Não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;

–   Não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos 7 dias;

–   Não ter realizado colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;

–   Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;

–   Não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Segundo site da Agência Brasil, “o câncer de próstata é o mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata, atrás do câncer de pulmão. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.”