CPML segue ampliando parque tecnológico

Keila Nascimento

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) da Uncisal continua renovando seu  parque tecnológico. Na quarta-feira, dia 14 de dezembro, servidores do Centro Laboratorial participaram  de um treinamento ministrado pelo especialista representante da empresa fornecedora do equipamento.

O novo equipamento possibilita a  automação de exames de coagulação e irá permitir a liberação de resultados com maior rapidez e precisão para pacientes e unidades assistidas pelo CPML.   Qual a importância da precisão e tempo de liberação mais rápido para o paciente? O coagulograma, também chamado de prova de coagulação, é um conjunto de exames usado para avaliar se a coagulação do paciente está ou não dentro dos parâmetros normais e se o tempo de coagulação é ou não ideal. Ele é capaz de diagnosticar uma vasta série de complicações hemorrágicas. Os exames compreendidos nesse teste são tempo de sangramento, tempo de coagulação, tempo de protrombina ativada, tempo de tromboplastina parcial e número de plaquetas.

O coagulograma é fundamental no pré-operatório de qualquer cirurgia de médio ou grande porte ou antecedendo qualquer procedimento médico que implique em sangramento. Se o coagulograma indicar qualquer alteração, o procedimento deve ser suspenso. Na clínica médica diária, é pedido para investigar sangramentos espontâneos ou fazer diagnóstico diferencial de sangramentos uterinos disfuncionais nas mulheres. Pode também ser utilizado em muitas patologias hematológicas que cursam com distúrbios da coagulação ou em casos em que o paciente tem história prévia de sangramentos. O coagulograma também é solicitado quando um paciente é picado por algum animal ou inseto que possui toxina que altera a coagulação sanguínea.

Nos dias atuais, a dengue é uma enfermidade importante e muitas vezes é necessário um coagulograma para definir condutas no paciente com dengue. O exame permite, também, a monitoração do estado de pacientes que utilizam medicamentos antiagregantes plaquetários ou anticoagulantes, como forma de prevenir certas doenças cardíacas  decorrentes do uso desses medicamentos.

É um exame considerado simples, porém deve ser observados um jejum de 2 a 4 horas, normalmente feito em uma sala de coleta de sangue, e para a correta avaliação dos testes, é de extrema importância que o paciente informe todos os tipos de medicamentos que esteja utilizando, especialmente antibióticos e anticoagulantes.