Keila Nascimento
O farmacêutico bioquímico é uma profissional que está ao lado da população com formação multidisciplinar, que o permite atuar em vários papeis na área de saúde, como prevenção, cuidado, suprimento de produtos para a saúde, diagnóstico e apoio ao tratamento, além de contribuir nas pesquisas de vacina e de cura.
Em alusão há esse dia 20 de janeiro, dia em que se comemora o Dia do Farmacêutico Bioquímico, abordamos as principais atribuições deste profissional nas práticas de Análises Clínicas.
Aqui no Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) da Uncisal, segundo Luana Luiza Pires, Farmacêutica bioquímica da Unidade, “esses profissionais são responsáveis por analisar e interpretar exames laboratoriais de materiais biológicos como sangue, fezes, urina, liquor ou LCR (líquido céfalo raquidiano), escarro, entre outros, emitindo laudos e pareceres para ajudar no diagnóstico de doenças; realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises; enfim, gerenciar e responsabilizar-se tecnicamente pelas análises clínico-laboratoriais, incluindo exames hematológicos, bioquímicos, sorológicos, microbiológicos e parasitológicos em situações de urgência e emergência”, salientou Luana.
Neste Centro laboratorial de saúde pública, os farmacêuticos ainda podem avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outras substâncias nos exames e facilitar a identificação dos agentes causadores das doenças, bem como orientar na escolha da melhor opção terapêutica.
Diante do relato acima, é visível a importância e o papel fundamental do farmacêutico bioquímico na recuperação da saúde do paciente. O CPML conta a presença de 18 profissionais com essa formação. São eles: Suzana Machado, Walquiria Gonçalves, Elisia Ramos, Lidiane Valeriano, Luana Biggi, Tiago Alapenha, Geone Pimentel, Emerson Carvalho, Glauber Nobre, Humberto Medeiros, Marden Ferraz, Luana Luiza Pires, Fabyanne Moura, Jaelson Carnaúba, Kelma Félix e Soraya Cruz.