CPML fechou o ano 2022 com produtividade positiva

Keila Nascimento

Em 2022, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio a saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde realizou um total de hum milhão, vinte oito mil exames, o que equivale uma média de mais de 14 mil pacientes atendidos por este Centro Laboratorial.

Com uma carta de mais de 90 tipos de exames em análises clínicas e histopatológicos, também conhecidos como exames de biopsia que são oferecidos a população alagoana. Os mais de 14 mil pacientes atendidos por este Centro são oriundos das Unidades Hospitalares: Hospital Geral do Estado (HGE), Hospitais Escola Helvio Auto (HEHA) e Portugal Ramalho (HEPR), Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), Hospital Metropolitano e Complexo Prisional do Estado.

Esses números fazem desse Centro Laboratorial, de apoio assistencial, uma unidade de fundamental importância, pois sem coleta e analise qualificada, não há resultado de exames, sendo esse, o compromisso dos quase 200 servidores, distribuídos entre Sede e unidades satélites do CPML no HGE e MESM.

 

Outra conquista de 2022 foi à implantação do sistema de laudagem da histopatológia que foi implantado pelo Reitor Henrique Costa, onde o médico pode analisar, laudar, confirmar o laudo eletronicamente e encaminhar ao hospital de origem ou aos pacientes em um espaço curto de tempo, “um ganho importante para os pacientes do SUS assistidos pelas unidades da saúde credenciadas ao CPML” comentou Juliana Cavalcante — Supervisora Assistencial do CPML.

Muito ainda há de ser feito para que alcancemos o nível de qualidade e excelência que almejamos, mas chegaremos a essa meta com muito trabalho, compromisso e união de todos os envolvidos com a saúde alagoana: servidores e gestão do CPML, Uncisal e Secretaria de Estado da Saúde.