Keila Nascimento
O Centro de Patologia e Medicina laboratorial, unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a partir desse mês de fevereiro amplia o agendamento e coleta de exames de citologia e cultura de secreção vaginal.
No primeiro momento, os exames atenderam somente a pacientes assistidas pelas unidades do Ambulatório Especializado (Ambesp), Centro de Reabilitação (CER3), Centro de Diagnóstico e Imagem (CEDIM) e as servidoras da Uncisal. A partir desse mês (fevereiro), a população feminina de alagoas poderá realizar o referido exame neste Centro Laboratorial, Informou a supervisora Assistencial do CPML, Juliana Cavalcante. A ação antecipa a Campanha Março Lilás que faz um alerta para a prevenção do câncer de colo de útero, o objetivo é conscientizar a população feminina e apoiá-las no enfrentamento a esse tipo de câncer.
O exame de citologia ginecológica é principalmente indicado para as mulheres em idade reprodutiva e com vida sexual ativa, como forma de prevenir o câncer de colo de útero, pois ao avaliar as células que fazem parte do tecido uterino, é possível observar se há sinais indicativos de infecção pelo vírus HPV e/ou de câncer, o exame também conhecido como “papanicolau’ é realizado através de coleta de células do colo uterino que serão fixadas em uma lâmina e enviadas ao setor de patologia.
Assim, este exame é capaz de identificar infecções vaginais, ISTs e sinais de câncer, sendo muito importante para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de colo de útero, informou a enfermeira Laura Acioly responsável pelo Setor de coleta da Citologia.
Para agendar a paciente precisa comparecer ao CPML, localizado a Rua Cônego Fernando Lyra, s/n, Trapiche da Barra, CEP: 57010-430, mesma rua do Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Documentação obrigatória (solicitação e cartão SUS) somente no dia da coleta acrescentou Everaldo Bezerra responsável pelo setor de marcação do CPML.