A importância dos exames laboratoriais de rotina no controle da Hipertensão

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, unidade de apoio a saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde, neste 17 de Maio, dia mundial dedicado aos cuidados com a Hipertensão Arterial, vem reforçar a importância dos exames laboratoriais de rotina para controlar a doença que vitima fatalmente a muitos todos os anos.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física; além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, e em diabéticos.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável: reduzindo o consumo do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física diariamente; manter o peso adequado, se necessário, mudar hábitos alimentares; comer alimentos frescos, evitar alimentos gordurosos; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; controlar o diabetes;  aproveitar momentos de lazer e principalmente seguir o aconselhamento médico, quando já diagnosticado.

Além desses hábitos, seguir a rotina laboratorial recomendada no momento do diagnóstico e posteriormente para pacientes já portadores de HA, que é: glicemia de jejum, colesterol total, triglicerídeos, HDL colesterol, LDL colesterol, creatinina, potássio e parcial de urina (pesquisa de proteinúria e hematúria). Além disto, também é recomendado ECG de repouso. Posteriormente a critério clínico, estes exames serão repetidos anualmente, ou de acordo com a evolução do paciente.

Essa rotina laboratorial é realizada aqui no Centro de Patologia e Medicina Laboratorial por solicitação médica aos pacientes assistidos pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Escola Helvio Auto, e demais unidades vinculadas a Uncisal, como também aos internos do Complexo Prisional de Alagoas; e de forma emergencial aos pacientes internados no Hospital Geral do Estado, através da nossa unidade satélite CPML/HGE, informou Juliana Cavalcante, Supervisora Assistencial do CPML.