CPML promove treinamento de teste rápido para Malária e Leishmaniose

Keila Nascimento

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial promoveu nesta quarta-feira, dia 31 de maio, um Treinamento de teste rápido para Malária e Leishmaniose  direcionado a servidores do CPML e Hospital Escola Helvio Auto. Os testes rápido para a confirmação dessas doenças são extremamente importantes para direcionar o tipo de tratamento e a medicação específica para cada tipo de malária e quadro de leishmaniose.

Segundo Socorro Souza, Técnica de Laboratório do Ministério da Saúde facilitadora do treinamento atuante da área específica dos casos  no Laboratório Central de Alagoas (Lacen) existem 4 tipos de Malária: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium Malariae e Plasmodium ovale, sendo os três primeiros mais comuns no Brasil.

De acordo com  Socorro, os testes por imunocromatografia, também conhecido como teste rápido, são indicados para pacientes em leito com suspeita da doença, que irá confirmar, e identificar o tipo do plasmódio, e assim, facilitar o tipo do tratamento e a medicação, que deve ser de acordo com a espécie, e de início imediato, no caso da malária principalmente, por ser esta uma doença letal; e o diagnóstico rápido pode evitar o agravamento e ou  morte do paciente, ressaltou Souza.

No caso dos testes rápidos para confirmação da leishmaniose que é uma doença causada por protozoário, já se tem conhecimento das áreas afetadas, o maior registro do estado vem de vários  municípios. E normalmente os casos notificados já chegam com agravos da doença, tendo em vista os sintomas iniciais ser semelhantes a outros quadros virais; nos últimos anos com a interiorização dos hospitais, viabilizando as sincronizações epidêmicas, é possível um melhor auxílio à população no encaminhamento para acompanhamento e tratamento da doença.

 

Na oportunidade os participantes do treinamento puderam aplicar os testes entre eles, como forma de exemplificar a praticidade da técnica.  Além da prática a facilitadora pontuou sobre a importância da necessidade de se cumprir os fluxos de registro e notificação dos casos ao Lacen para que sejam mapeadas as áreas endêmicas e aplicados as políticas de acompanhamento e contenção da doença.

A qualificação profissional periódica  é de suma importância principalmente na área de saúde, onde as novas tecnologias podem proporcionar um diferencial entre vida e morte, por isso estamos oportunizando aos nossos servidores ampliar seus conhecimentos, pois asseguramos dessa forma um diagnóstico laboratorial preciso, em tempo hábil e com qualidade, comentou a Supervisora Assistencial do CPML, Juliana Cavalcante, ao tempo que aproveito para agradecer a técnica Socorro Souza pela disponibilidade como facilitadora, e  ao Lacen pela parceria.