Keila Nascimento
O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, unidade de apoio à saúde da Uncisal promoveu na manhã desta terça-feira (19.09) treinamento sobre Tuberculose e Hanseníase para estagiário de biomedicina e servidores com destaque para as formas de coleta e a importância da boa interação com a equipe médica para a melhor condução do diagnóstico e evolução de cura do paciente.
O treinamento faz parte da diretriz da educação continuada preconizada pela Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde
O que é tuberculose? é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. É transmissível e afeta majoritariamente os pulmões, podendo também acometer outros órgãos. Quando a doença acomete outros órgãos e não só o pulmão, ela é chamada de tuberculose extrapulmonar.
Sintomas de tuberculose – A tuberculose é uma doença marcada pela tosse, que pode ser seca ou produtiva. Outros sintomas comuns incluem a febre vespertina; sudorese noturna; emagrecimento; cansaço e fadiga. Recomenda-se às pessoas que tiverem tosse contínua por 3 semanas ou mais que busquem auxílio médico para investigar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
A transmissão da doença é por vias aéreas. A pessoa doente, ao falar, espirrar ou tossir, expele o bacilo de Koch, que fica disperso no ar na forma de aerossóis, podendo assim contaminar outras pessoas a partir da inalação do bacilo. Vale ressaltar que um paciente infectado transmite a doença para, em média, 10 a 15 pessoas.
É importante dizer que a tuberculose não é transmitida por meio de objetos compartilhados, como talheres, copos etc. Além disso, após 15 dias de tratamento, a transmissão tende a diminuir significativamente.
Para diagnosticar a tuberculose, são utilizados os seguintes exames bacteriológicos: baciloscopia; teste rápido molecular para tuberculose, cultura para micobactéria e o teste IGRA.
O tratamento da tuberculose está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é extenso, durando no mínimo seis meses. Recomenda-se que o tratamento seja feito em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO), para monitorar os pacientes de perto e pressupor uma atuação humanizada com os profissionais de saúde.
Prevenção: A BCG é a vacina indicada na prevenção da doença. A imunização é a melhor e mais eficiente forma de prevenir a tuberculose. Ela é capaz de prevenir as formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. É indicada de rotina a partir do nascimento até os 5 anos de idade e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos serviços privados de vacinação.