Circuito Escuta Ativa – projeto de gestão participativa no CPML

Keila Nascimento

Na manhã da sexta-feira (22.09), o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, unidade de apoio à saúde da Uncisal, iniciou o projeto de escuta ativa com seus servidores.

Escuta ativa é um termo utilizado na comunicação para se referir principalmente a ouvir com atenção e interesse, ou seja, ouvir, além do processo mecânico referente ao sentido da audição. É escutar com vontade, prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito sem julgamento, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não.

A escuta ativa é uma das melhores formas de construir relações interpessoais e estreitar laços, principalmente com membros da equipe. Oportunizar a fala do servidor de forma ativa, sem julgamento, priorizando construir relações de trabalho saudável. A final, nós profissionais da saúde precisamos estar bem física e mentalmente para cuidar da saúde do outro, digo, da população, salientou, Telma Amorim, supervisora assistencial do CPML.

A Praticar da escuta ativa permite que seus colaboradores desenvolvam confiança para se manifestar. Isso permite o surgimento de novas ideias, que pode auxiliar em muito a empresa. É imprescindível que seus colaboradores saibam que ao falar eles serão escutado. É com esse objetivo que a equipe de gestão do CPML, abraçou essa ferramenta de comunicação interna sugerido pela assessoria de comunicação.

A proposta da assessoria de comunicação é realizar esses encontros bimestralmente, seguindo uma logística de circuito, por isso, intitulado Circuito de Escuta Ativa, para assim alcançar um maior número de servidores, tendo em vista a natureza do centro laboratorial funcionar no sistema de 24 horas. Serão promovidos momentos em todos os turnos com um representante de cada setor, a indicação do representante pode ser rotativa a cada encontro, considerou Keila Nascimento, relações públicas que está responsável pela condução do projeto.

A Prática de Escuta Ativa promove: Melhora na comunicação, incentiva a colaboração, aprofunda vínculos, gera empatia e confiança e resolve conflitos.