Lançamento do selo comemorativo dos 18 anos do CPML

Já estamos em clima de festa, nesta quinta-feira (19.10), apresentamos o selo comemorativo dos 18 anos de existência do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, gentilmente presenteado pela equipe da Assessoria de Comunicação Sede Uncisal. A sua arte incorpora o logotipo da instituição, moldado na forma dos números que destacam esta data especial.

A criação do selo tem como principal objetivo divulgar a historia do Centro Laboratorial, uma unidade de apoio à saúde vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal. Os selos são basilares da sociedade, pois registram eventos históricos de relevância social. Além de suscitar memórias, motivando a interação entre as pessoas, salientou Telma Amorim, supervisora assistencial do CPML.

O selo também fará parte das ações atividades planejadas  para o Mês do servidor e das celebrações referentes aos 18 anos do CPML, comemorado em 29 de dezembro deste ano. Planejamos encerrar o ano com uma festa memorável.

O lançamento do selo marca o início das comemorações do aniversário do CPML, que tem se consolidado como uma referência laboratorial em análises clínicas patológica, sobretudo no campo da histopatologia. Atualmente, este centro desempenha um papel integral nas discussões sobre a criação da futura rede de tratamento oncológico do estado, oferecendo exames específicos (anatomopatológico e seqüenciamento de genômica e biologia molecular) que servirão de apoio a prevenção e diagnóstico dos casos. Essa iniciativa terá um impacto significativo na qualidade do tratamento oncológico fornecido pelo SUS no estado de Alagoas.

Por 18 anos, O CPML tem prestado serviços de qualidade a população. Como unidade de apoio a saúde, atende aos pacientes encaminhados pelas unidades hospitalares, incluindo o Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Portugal Ramalho, Maternidade Escola Santa Mônica e Hospital Metropolitano. Atualmente, estamos abraçando a causa da oncologia do estado e expandindo nossos serviços ambulatoriais de análises clínicas e citologia à população.

O laboratório, que teve sua origem nas instalações no antigo Hospital José Carneiro, agora atende uma média mensal de seis mil pacientes, com capacidade para triplicar esse volume de pessoas, oferecendo à sociedade alagoana, equipamentos modernizados, uma equipe técnica qualificada e tecnologia avançada em diagnóstico. Essas conquistas só foram possíveis  graças ao comprometimento de muitos profissionais que passaram por aqui, alguns doa quais permanecem para compartilhar e criar memórias, enquanto outros deixaram sua marca nesta trajetória.