Keila Nascimento
Domingo, dia 14 de abril, foi o dia dedicado a conscientização da doença de chagas, a data foi comemorada pela primeira vez em 2020 após a aprovação e endosso recebido pela Assembleia Mundial da Saúde na OMS em maio de 2019.
A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Tryoanosoma cruzi, comumente conhecido como “barbeiro”. Pode apresentar os sintomas distintos em duas fases, na aguda, os principais sintomas são: febre prolongada (mais de 7 dias), dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e nas pernas. Caso a pessoa não receba tratamento adequado, ela pode desenvolver a fase crônica da doença, inicialmente sem sintomas, podendo, com o passar dos anos apresentar complicações como: insuficiência cardíaca, problemas digestivos.
A infecção pode acontecer pela transmissão vetorial, oral, transfusional, transplantada, vertical e acidental. Atualmente existe uma grande preocupação pela transmissão oral, principalmente na região Norte do Brasil, que também é considerada a mais afetada pela doença de chagas. A transmissão vetorial está relacionada ao contágio da pele e mucosa, por meio de fezes e urina contaminada de insetos hematófagos da subfamília Triatominae (barbeiro)
Como é feito o exame para detectar a doença
A primeira coisa a fazer quando sentir algum sintoma é procurar um médico para que ele possa solicitar um exame de sangue que irá detectar, ou não, a presença do protozoário.
Após o exame de gota espessa realizado pelo Laboratório Central de Alagoas, que vai laudar a doença para o médico diagnosticar. Os exames de acompanhamento da fase crônica podem ser realizados no Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, com a segurança de toda a modernidade tecnológica e qualidade profissional, assim auxiliando o médico nas orientações para melhor condução de tratamento e qualidade de vida do paciente portador da doença de chagas, informou a biomédica Amanda Rocha. Então se você esteve em região endêmica e apresentar os sintomas, procure um médico da rede pública ou privada de saúde e relate suas queixas, o mesmo deverá solicitar o exame.
Com a solicitação médica, o paciente pode procurar o CPML presencialmente, ou através de uma unidade de saúde credenciada para agendamento. No dia marcado, o paciente deve comparecer ao Centro Laboratorial, localizado na Rua Cônego Fernandes Lyra, s/n no bairro do trapiche da barra, munidos de documento de identificação, cartão SUS e a solicitação médica.
Curiosidades: Comumente se atribui o nome de “barbeiro”, dado ao triatomíneo transmissor da doença de Chagas ao homem, devido ao fato do inseto picar principalmente a face por ser essa mais acessível, em virtude de permancer descoberta durante o sono. A associação de face com a barba teria dado origem à denominação de “barbeiro”.