CPML com o apoio da Unicsal irá ofertar Curso de Capacitação Técnica em Histopatologia

Na manhã da última quinta-feira, dia 25 de abril, a equipe de gestão do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, representantes do Serviço de Verificação de Óbito, o Supervisor de Desenvolvimento de Pessoas – Progesp Rafael Gonçalves e o Reitor Henrique Costa  discutiram sobre as viabilidade na ofertar do Curso  de Capacitação Técnica em histopatologia.

A proposta partiu do Setor de histopatologia do CPML, que é referência no estado na prestação de serviços de análise e diagnóstico histopatológico, e vem se estruturando para ser parte da futura rede de assistência oncológica no estado. Segundo o coordenador do setor, Miguel Agulhan, existe uma carência desses profissionais, e como em Maceió não há uma instituição que ofereça qualificação nessa área específica, estamos fomentando junto à universidade a oferta do curso, visando capacitar e aperfeiçoar profissionais que já atuam neste campo, tão específico, de apoio a saúde, contribuindo assim, na qualificação  e certificação desses técnicos. “O objetivo final é torná-los aptos nos processos de preparação de tecidos histológicos, como também contribuir para um diagnóstico ainda mais confiável. Tudo em benefício do paciente”, comentou o Reitor da Uncisal, Henrique Costa.

Na oportunidade, o reitor também definiu uma logística para a vivencia extracurricular dos  alunos do primeiro ano de medicina, que irão dentro em breve, explorar  o  dia a dia dos serviços ofertados pelo CPML.  O intuito é viabilizar a vivência desses alunos em todas as unidades de saúde, não só as hospitalares,  desde o início da vida acadêmica.

Ao final da reunião, A Supervisora Assistencial do CPML, Telma Amorim reafirmou a política de portas abertas para os estudantes, e para o ensino de forma geral, seja para capacitação, estágios ou vivências, reforçando o compromisso com os pilares da universidade, seja na assistência, ensino, como também na pesquisa, competências desta unidade de apoio a saúde com a sociedade.