CPML abre inscrição para o Curso de Capacitação Técnica em Histopatologia

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial – CPML, unidade de apoio à saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal está com inscrições para o  Curso de Capacitação Técnica em Histopatologia.

Serão cinco encontros que irão abordar a parte teórica, onde os  participantes terão acesso a conhecimento específicos: da caracterização do serviço de histopatologia e Anatomia Patológica; experiências no manuseio e preparação adequadas dos tecidos histopatológicos e manuseio dos reagentes químicos. Ficando a parte prática a ser distribuída conforme disposição da turma. Ao final do curso, eles estarão aptos nos processos de preparação de tecidos histológicos, como também a colaborar para um diagnóstico oportuno e ainda mais confiável. Tudo em benefício do paciente, ressaltou Miguel Agulhan – Coordenador do Setor de Histopalogia do CPML.

A proposta do curso partiu do Setor de histopatologia, que é referência no estado, na prestação de serviços de análise e diagnóstico histopatológico, e vem se estruturando para ser parte da futura rede pública estadual em assistência oncológica de Alagoas e conta com total apoio da Supervisão Assistencial do CPML e da Reitoria da Uncisal. Segundo o coordenador, existe uma carência desses profissionais, e como em Maceió não há uma instituição que ofereça qualificação específica nessa área, fomentamos junto à universidade, a oferta do curso, visando capacitar e aperfeiçoar profissionais que já atuam neste campo, tão específico, de apoio a saúde, assim poderemos contribuir na qualificação e certificação desses técnicos, comentou Agulhan.

O curso será ministrado no CPML com início das aulas programado para 10 de junho, e é voltado para servidores auxiliares e técnicos de laboratório do CPML e também está aberto à comunidade Uncisal. Interessados devem entrar em contato com o Setor de Histopatologia do CPML, pelos contatos telefônicos: 3315.6178 e 3315.6155.

Cronograma de Aulas teóricas:

10/12/19/25 e 26 de junho de 2024

Horário das aulas: 17h às 19h

Aulas práticas a combinar.