CPML inicia aulas do Curso de Capacitação Técnica em Histopatologia

O Centro de Patologia e Medicina laboratorial – CPML, unidade de apoio a saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal iniciou, nesta segunda-feira dia 10, a primeira turma do Curso de Capacitação Técnica em Histopatologia.

Serão cinco encontros que irão abordar a parte teórica, onde os participantes estão tendo  acesso a conhecimento específicos: da caracterização do serviço de histopatologia e anatomia patológica; e em seguida passaram para as experiências no manuseio e preparação adequadas dos tecidos histopatológicos e manuseio dos reagentes químicos, ou seja a parte prática do curso. Ao final, eles estarão aptos nos processos de preparação de tecidos histológicos, como também a colaborar para um diagnóstico oportuno e ainda mais confiável. Tudo em benefício do paciente, ressaltou Miguel Agulhan – Coordenador do Setor de Histopalogia do CPML.

O curso tem um total de 60h, será certificado pela Uncisal e pode ser usado para progressão funcional, no caso de servidores efetivos.  Como a procura foi intensa, será ofertado mais uma turma, ainda este ano, com previsão para o mês de setembro, as inscrições continuam abertas para servidores do CPML e comunidade Uncisal. Os interessados devem enviar os seguintes dados: nome completo, CPF, número de telefone de contato, cargo e a unidade de lotação na Uncisal para o email ngp.cpml@uncisal.edu.br.

A proposta do curso partiu do Setor de histopatologia, que é referência no estado, na prestação de serviços de análise e diagnóstico histopatológico, e vem se estruturando para ser parte da futura rede pública estadual em assistência oncológica de Alagoas e conta com total apoio da Supervisão Assistencial do CPML e da Reitoria da Uncisal. Segundo o coordenador, existe uma carência desses profissionais, e como em Maceió não há uma instituição que ofereça qualificação específica nessa área, fomentamos junto à universidade, a oferta do curso, visando capacitar e aperfeiçoar profissionais que já atuam neste campo, tão específico, de apoio a saúde, assim poderemos contribuir na qualificação e certificação desses técnicos, comentou Agulhan.