Estudantes da Uncisal participam de Visita técnica no CPML

O Centro de  Patologia e Medicina Laboratorial – CPML, unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal, recebeu na  quinta-feira, dia  11 de julho, estudantes dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

A visita técnica foi provocada pela professora Heloísa Helena que ministra aula da matéria integrada de biossegurança. A turma foi acolhida pela Comissão de Qualidade e Biossegurança aqui do CPML que apresentou a estrutura do centro laboratorial e abriu espaço para os questionamentos da turma. De acordo com a aluna Sara Lima, “A chance de poder conhecer de perto o funcionamento do CPML foi de uma experiência incrível. Por vezes enxergamos esses setores apenas superficialmente, mas olhar da perspectiva deles é entender como são importantes o uso dos EPIs e a identificação dos riscos, tanto para prevenir os acidentes quanto para proteger a própria saúde.”

Já para a aluna Kaylane Luize, a visita técnica ao CPML foi extremamente enriquecedora, proporcionando uma visão detalhada das práticas avançadas e tecnologias utilizadas no diagnóstico e monitoramento de doenças. Observamos a alta competência dos profissionais e a infraestrutura moderna do centro, que garantem diagnósticos precisos e confiáveis. A experiência reforçou a importância da área, contribuindo significativamente para nosso desenvolvimento profissional e acadêmico.  Para Hevellyn Rocha, participar da visita técnica favoreceu conhecer de perto as tecnologias e processos utilizados no diagnóstico de doenças. A interação com profissionais qualificados e a observação prática dos procedimentos ampliaram nosso conhecimento teórico e nos inspiraram a explorar ainda mais essa área essencial da saúde, desse a estudante.

Para a professora Heloísa, retornar ao CPML com meus alunos da disciplina de Biossegurança, foi motivo de muita alegria, pois foi um lugar que tive oportunidade de estagiar e trabalhar e hoje como docente de mostrar a importância dos equipamentos de proteção individual na prática.

Segundo Gustavo Alves, a participação de futuros profissionais de saúde em nosso centro laboratorial é de fundamental importância para melhor multiplicação das boas práticas de biossegurança no  ambiente de saúde como um todo, a nossa intenção e natureza e colaborar na formação  de profissionais cada vez mais conscientes quanto a responsabilidade e importância das unidades de apoio assistencial no auxilio ao diagnóstico assertivo, que impactará direta e indiretamente na conduta médica e consequentemente no bem estar do paciente.