Com carga horária de 60 horas, o curso foi dividido em aulas teóricas e práticas
Keila Nascimento – Assessoria de Comunicação/CPML
Os participantes da primeira turma do Curso de Capacitação Técnica em Histopatologia, promovido pelo Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), receberam, no dia 18 de setembro, os certificados de qualificação técnica na área.
Com uma carga horária de 60 horas, o curso foi dividido em aulas teóricas e práticas. Essa formação gerou oportunidades de remanejamento de servidores da área administrativa para funções técnicas, como foi o caso de Rivison Falcão. O servidor expressou gratidão pela oportunidade oferecida pelo CPML e pelo coordenador Miguel Agulhan, destacando a importância da qualificação para seu currículo e o potencial da área de histopatologia. “É um campo de trabalho muito promissor, e fico muito agradecido. Vejo como uma nova área que vou abraçar com determinação, pois é gratificante saber que meu trabalho pode impactar a vida de muitas pessoas”, afirmou.
O curso, cujas inscrições estão abertas de forma contínua, está prestes a iniciar sua terceira turma. Interessados devem enviar nome completo, CPF, telefone de contato, cargo e unidade de lotação para o e-mail ngp.cpml@uncisal.edu.br. Segundo o coordenador e facilitador do curso, Miguel Agulhan, os inscritos serão colocados em uma lista de espera para futuras turmas.
O servidor do CPML Ely Cardoso, que atua como técnico de laboratório na área de microbiologia, compartilhou sua experiência com o curso. Inicialmente, ele não conseguiu vaga na primeira turma, mas, após se inscrever na lista de espera, foi aceito na segunda edição. “O curso é fantástico, um novo universo na área da saúde, mesmo para alguém com experiência em laboratório como eu”, comentou. Atualmente na segunda fase do curso, que corresponde à parte prática, Ely Cardoso destacou a qualidade do conteúdo ministrado e a evolução da estrutura do setor de histopatologia do CPML.
Ely Cardoso também enfatizou a importância de mais cursos semelhantes para a qualificação de outros servidores. “Essa capacitação é muito específica, como a de técnico de necropsia, e pode abrir oportunidades tanto em concursos quanto no setor privado. Temos um excelente quadro de recursos humanos para formar novos técnicos. Estou gostando muito e espero aprender ainda mais”, concluiu.