Servidores do CPML participam de Roda de Conversa com foco no acolhimento da PNH

Keila Nascimento

Servidores do Setor de Coleta e acolhimento de pacientes do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal, participaram na manhã da última quarta-feira, 11 de setembro, de uma roda de conversa com foco no acolhimento conforme a Política Nacional de Humanização- PNH. A discussão faz parte do ciclo de treinamento que está sendo realizado em todos os setores, com o objetivo de aprimorar os processos de trabalho e, consequentemente, melhorar ainda mais  a oferta de serviços. A primeira equipe a participar foi a do setor da recepção, e agora foi à vez do setor de coleta, comentou Geysiane Araújo, gerente administrativa da Unidade.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados ao acolhimento de acordo com as diretrizes da PNH, a importância do autocuidado, com ênfase na qualidade e biossegurança e uma fala sobre saúde mental. A ação teve como facilitadores Keila Nascimento, Relações Públicas institucional, Gustavo Alves, responsável técnico da Comissão de Qualidade e Biossegurança, e Júlia Falcão, Técnica de Recursos Humanos e Psicóloga Clínica.  


Os temas discutidos geraram reflexões importantes, permitindo identificar necessidades e propor soluções para mitigar os impactos que as escutas e vivências no setor de coleta podem causar nos servidores. Telma Amorim, supervisora assistencial do CPML, destacou a importância da humanização, que envolve pacientes, servidores e gestão, e ressaltou que esses momentos de discussão visam fortalecer uma gestão coparticipativa, um dos pilares de política de humanização.

A servidora Jeane Santos destacou que as palestras foram muito enriquecedoras, principalmente as falas sobre o Setembro Amarelo e a humanização no SUS. Ela mencionou que o encontro ofertou orientações para o suporte emocional, não apenas no mês de setembro, mas no cotidiano, enfatizando a importância de cuidar da saúde mental para oferecer um atendimento mais humanizado e de qualidade. “Saí inspirada pela abordagem prática e empática que  reforçou a importância da escuta ativa aos pacientes, tratá-lo com respeito e dignidade. Sem dúvida, essas palestras renovaram o nosso compromisso com a saúde mental e qualidade no atendimento “, afirmou à servidora.