Hipertensão Arterial – um mal que se pode evitar!

HIPERTENSÃO_3

Keila Nascimento

 

Neste Sábado, dia 26 de abril é comemorado em todo Brasil o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, doença também conhecida como pressão alta. A pressão alta é um desequilíbrio no sistema circulatório que aumenta a pressão nas artérias. Além de provocar uma série de distúrbios no organismo, é uma das principais causadoras de doenças do coração. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e, dessa forma, pode ser controlada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima de que o problema seja responsável por 7 milhões de mortes no mundo anualmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 80% dos derrames cerebrais, 40% dos infartos e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são causados pela pressão arterial alta, esse número atinge cerca de 30% da população brasileira – em idosos, essa prevalência chega a ser de 50% e, em crianças e adolescentes, de 5%. No Brasil, segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, cerca de 23,3% da população adulta sofre de pressão alta.

As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pela morte de cerca de 17,1 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil esse número chega a aproximadamente 300 mil. Ou seja, são 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada 2 minutos.

Derrames cerebrais, infarto, insuficiência cardíaca e renal e morte súbita são alguns exemplos que poderiam ser evitados com a identificação precoce dos fatores de risco para as DCV e intervenções medicamentosas.

Pressão alta em na Criança!

Apenas no Brasil, 6% das crianças é adolescentes tem hipertensão, mas muitos não sabem que sofrem desse mal. As crianças obesas tem até 8 vezes mais chances de desenvolver hipertensão, colesterol elevado e diabetes.

O estilo de vida inadequado, como o sedentarismo e os maus hábitos alimentares expõe precocemente a crianças e adolescentes a determinados fatores de risco que facilmente poderiam ser evitados com a prática de uma atividade física ou consumo de alimentos saudáveis.

O Apoio da família em relação à alimentação, exercícios e tratamento são fundamentais, como isso, a prevenção acaba sendo natural e outros casos de hipertensão na família podem ser evitados.

Hábitos não saudáveis irão refletir negativamente na saúde de crianças e adolescentes. Por isso, o cuidado e a atenção com os fatores de risco como colesterol elevado, pressão alta, obesidade, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse, além do histórico familiar para estas doenças, precisam ser redobrados para evitar que tornem-se adultos doentes, evitando mortes precoces decorrentes de eventos cardiovasculares.

 Sintomas

A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, ela é chamada de “inimiga silenciosa”. A única forma de saber se a pressão está alta é medindo a pressão e realizando exames de hemograma, triclicérides, PCR ultra sensível e colesterol total e fração regularmente. Os sintomas atribuídos ao aumento da pressão são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, entre outros.

Tratamento

O SUS garante as consultas e o tratamento de quem já foi diagnosticado. O paciente encontra os medicamentos necessários nas Farmácias Básicas das Unidades de Saúde, nas unidades próprias da Farmácia Popular ou nas drogarias conveniadas do Aqui tem Farmácia Popular. Dessa forma, o acesso ao medicamento está garantido e o sucesso do tratamento só depende do paciente. Controlando a pressão arterial, se vive mais e melhor. E nunca interrompa o tratamento sem orientação médica.

Prevenção

Adotar hábitos saudáveis, como: ande de bicicleta, suba escadas, saia para dar uma volta, desça uma parada de ônibus antes da sua, praticar atividade física. Evitar frituras, diminuir o sal no preparo dos alimentos, comer mais frutas, verduras e legumes, controlar o peso, evite o estresse, dedique tempo para a família, os amigos e o lazer, podem ajudar a prevenir o problema.

Essas são as dicas da maioria dos especialistas na área de saúde  e do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) para se evitar a hipertensão arterial, e suas conseqüências caso essa não seja controlada.