9.000 exames realizados no ultimo mês…
Keila Nascimento com colaboração Ascom HEHA (Ana Paula Tenório)
O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) disponibilizou o resultado dos exames através do sistema Hospub a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, visando agilizar o fluxo do diagnostico situacional dos pacientes ali internados.
O sistema está disponível a UTI funciona da seguinte maneira, a coleta é realizada na unidade intensiva, depois é processado, analisado e liberado no sistema Hospub pelo corpo técnico no CPML, ficando assim, disponível para ser acessado nos terminais instalados na UTI do referido hospital. Para auxiliar e qualificar ainda mais a precisão do resultado das analises, também foi criado um grupo no aplicativo whatsaap com a intenção de sanar alguma dúvida em relação aos exames semeados na bancada de microbiologia. É a tecnologia contribuindo plenamente para a qualidade, viabilidade e agilidade do diagnóstico preciso do quadro do paciente.
“O acesso ao sistema on-line de resultados de exames facilitou bastante o nosso trabalho na UTI do Hospital Helvio Auto, principalmente nos fins de semana e feriados, uma vez que deu mais liberdade à equipe no acesso rápido aos exames pelos computadores. Agora não há mais necessidade de esperar o horário estipulado para liberação dos resultados impressos, a própria equipe checa independente de horário, o que beneficiou na definição de diagnósticos e condução dos tratamentos”. – Patrícia Costa, enfermeira, coordenadora de Enfermagem da UTI do HEHA.
O próximo setor do hospital a dispor do serviço online será o Pronto Atendimento que se encontra na fase de treinamento.
Em Fevereiro, esse Centro Laboratorial realizou mais de 9.000 exames para todo complexo do HEHA, o que é um número médio de 290 exames dia. Então a solução encontrada para minimizar o tempo de espera na resposta dos resultados dos exames, foi disponibilizar o sistema no terminal, tendo em vista, o diferencial da UTI, e que, o resultado de forma mais proativa pode impactar na evolução positiva do paciente. O responsável pelo setor de faturamento do CPML, e que também responde pelo Sistema Hospub, Everaldo Bezerra, explicou que “a disponibilidade do resultado online não tem complicação, após ao acesso ao sistema são só três passos para visualizar o resultado.” E salientou que a intenção é implantar o sistema em todos os setores da unidade hospitalar em questão.
A iniciativa também corrobora com a sustentabilidade, tendo em vista, que evita a impressão física dos exames, ou seja, não à necessidade de uso de papel, gerando economia na compra e emissão. Isso também é responsabilidade social.
Fica fora desta estatística o número de exames realizados para a Unidade de Emergência Hospital Geral do Estado e Unidades de saúde do complexo da Uncisal e ao qual o CPML é vinculado como unidade de apoio à assistência.