O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Uncisal, disponibilizou o resultado dos exames através do sistema Hospub a várias áreas do Hospital da Mulher- HM.
O sistema que está disponível para as áreas lilás, classificação de risco, unidades 1 e 2 e UCI funciona da seguinte maneira, a coleta é realizada na área especifica e segue para processamento e analise na Unidade Satélite do CPML, que está funcionando dentro da estrutura do HM. O exame é liberado no Sistema Hospub pelo corpo técnico no CPML, ficando assim, disponível para ser acessado nos terminais instalados nas referidas áreas. Para melhor utilidade do sistema, os profissionais das áreas beneficiadas passaram por treinamento para uso e leitura do referido sistema. A disponibilidade da ferramenta tecnológica, visa agilizar o fluxo do diagnostico situacional dos pacientes ali internados.
“O acesso ao Sistema Hospub na Unidade de Classificação de Risco aqui do Hospital da Mulher, veio para facilitar a vida de do profissional e do paciente, principalmente pelo tempo resposta e a busca ativa que é bem prática”, comentou a enfermeira Mariana Costa. Já Vanessa Feijó, enfermeira da Área Lilás, informou que “o acesso online aos resultados, possibilita uma entrega mais ágil (em algumas horas depois do acolhimento) da via já impressa aos pacientes que serão acompanhadas em outras unidades de saúde, como também, aos conselheiros tutelares responsáveis pelos casos atendidos aqui no HM”. E a enfermeira Ana Cléa, da Unidade de Cuidados Intensivos – UCI, ressaltou que “sem dúvida nenhuma, o Sistema Hospub veio para nos ajudar, visto que, otimiza, tempo, nos antecipa resultado, e consequentemente as condutas médicas serão tomadas mais rapidamente”.
“É a tecnologia contribuindo plenamente para a qualidade, viabilidade e agilidade do diagnóstico preciso do quadro do paciente”, ressaltou o responsável técnico pelo sistema no CPML, Everaldo Bezerra.
A iniciativa também corrobora com a sustentabilidade, tendo em vista, que evita a impressão física dos exames, ou seja, à não necessidade de uso de papel, gerando economia na compra e emissão. Isso também é responsabilidade social.