CPML recebe Visita Técnica de Alunos de Enfermagem

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial – CPML recebeu na manhã da quinta-feira, 07 de novembro,  a vista  técnica de alunos do 3º ano do Curso de Enfermagem da Uncisal.

A visita foi guiada pela Supervisora do CPML, doutora Telma Pinheiro em conjunto com a servidora Geysiane Araújo, que juntas apresentaram os setores e bancadas, assim como, a carta  de serviços, o fluxo de atendimento,, os procedimentos técnicos e o parque tecnológico automatizado, com direito a mostra do passo a passo, em tempo real, do sistema utilizado, além da experiência com análise em microscópio  de material do setor de uroánlise com a supervisão da responsável técnica do setor, doutora Eneide Valença. As alunas do 3º ano do Curso de Enfermagem foram à primeira turma, depois do período de reforma estrutural do prédio do CPML, a solicitarem uma visita técnica ao Laboratório, a solicitação veio por intermédio da Professora Kerly Lucena, da disciplina Saúde e Sociedade III.

As alunas e professora tiveram oportunidade de fazer perguntas sobre a gestão, e também quanto as possibilidades do use de informações relevantes ao perfil sócio demográfico do banco de dados de usuários do sistema SUS – mostrando interesse desses para subsidiar suas futuras pesquisas acadêmicas, a supervisora do Centro Laboratorial,  informou que os dados do sistema utilizado ainda deixa a desejar quanto ao perfil sócio demográfico, mas que já está sendo providenciado um software mais moderno, onde todas essas informações (dados cadastrais e análises clinicas) serão sincronizadas possibilitando gerar indicadores que tanto servirão para pesquisas acadêmicas como para programas de atenção básica a saúde dos alagoanos.

A visita foi encerrada no final da manhã com a fala do Supervisor Adjunto do CPML, Jilvon Barros que apresentou a sistemática necessária, utilizada para questão de abastecimento, fluxos de trabalho, atendimento as unidades, enfim questões relevantes a gestão pública de um Centro Laboratorial 100% SUS. Ao final das apresentações foi servido um lanche, onde também foi sorteado  um brinde institucional entre as alunas. O momento contou com os agradecimentos da Professora Kerly, que em sua fala, ressaltou “a importância da visita para os alunos, tento em vista que o conhecimento prático no saber, e no viver das experiências, expertises e desafios que uma  unidade desse porte enfrenta. Para esses futuros profissionais é de uma grandeza de saberes sem igual e também possibilita a eles saber  que o Sistema Único de Saúde pode e deve dar certo. Mas isso só é possível porque existem profissionais comprometido com o serviço de qualidade, a pesar dos desafios diários de viver o SUS.”