Unidade CPML tem reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com hospitais do Estado

CPML/Uncisal realizou 790 mil exames de janeiro a março deste ano

Fotos: Mylena Calaça

Unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) realizou uma média de 281 mil exames no período de janeiro a março desse ano, o que equivale a 40 mil pacientes atendidos. Os números comprovam o potencial do Centro Laboratorial e a contribuição que a unidade presta ao estado, com uma carta de mais de 80 tipagem de exames de análise laboratorial, abrangendo a área de patologia e medicina laboratorial.

Os serviços ofertados pelo CPML são 100% SUS, atendendo, exclusivamente, aos pacientes do Sistema Único de Saúde, funcionando 24 horas, em regime de plantão para atender aos pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE), Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), Hospital Escola Hélvio Auto e o mais recente Hospital da Mulher. Além de atender as demais unidades de saúde do complexo Uncisal, o CPML também é responsável pelos exames realizados no Complexo Prisional do Estado de Alagoas, Clínica Infantil Dayse Breda, além dos exames ocupacionais dos servidores da Universidade.

A grande produção faz do centro laboratorial, como apoio assistencial, uma unidade de fundamental importância, pois sem coleta e análise não há resultado de exames. Sendo assim, o compromisso dos quase 200 servidores, distribuídos na sede e unidades satélites do CPML, no HGE e MESM/HM nesse momento de Pandemia do Coronavírus, quando os profissionais estão na linha de frente, o trabalho desenvolvido pelo CPML  em conjunto com essas unidades hospitalares merece o reconhecimento.

São 14 anos de assistência com análise e processamento de exames de vírus como tuberculose e meningites virais, além dos exames de rotina, mas nada se compara ao impacto que o coronavírus vem causando na rotina de trabalho do CPML. Foi necessário implantar mudanças de protocolos de higienização pessoal e de ambiente de trabalho, como também nos fluxos de acesso. Tudo pensando no cuidado com os “heróis da saúde pública”.

Atualmente, grande parte dos setores do Hospital Escola Helvio Auto, HGE, Clínica Infantil Dayse Breda e Hospital da Mulher já dispõem do Sistema  Hospub, implantado pelos técnicos do CPML em terminais estratégicos, o que viabiliza o acesso aos resultados de forma online, dando maior agilidades no diagnóstico e acompanhamento dos quadros clínicos dos pacientes.

Os valores adotados pelo CPML apontam para busca sempre pela qualidade, a ética e, acima de tudo, o compromisso com a população alagoana usuária do Sistema Único de Saúde.