Pandêmica do Covid-19 – CPML registra relevante diferença  estatística no quadro de exames

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) – unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas registra nesses quase dois meses de pandemia da Covid-19  uma diferença relevante no número de exames realizados.

Os registros de coleta para Covid-19 RTPCR para pacientes suspeitos ou confirmados subiram consideravelmente, chegamos a registrar até dia (30.04) uma media de 167 notificações ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Alagoas (CIES) – ou seja – de quatro a cinco coletas por dia. “já nesses primeiros dias de maio, esse número passou há 20 coletas/dia, o dado coincide com o aumento dos casos anunciados pelo CIEVS, informou Anderson Lopes,  coordenador técnico da unidade satélite do CPML/HGE.

Além das coletas de covid-19, o Laboratório que oferta uma carta de mais de 80 tipagem de exames de análise laboratorial, abrangendo a área de patologia e medicina laboratorial, registrou uma queda de 24% nos exames de análises clínicas convencionais. Segundo o responsável pelo setor de faturamento do CPML, Everaldo Bezerra, esse quadro é um reflexo do distanciamento social, quer dizer, os pacientes rotineiros que usam as unidades hospitalares de saúde assistidas por nosso Centro Laboratorial têm evitado ir aos hospitais, procurando por esses, só em casos de extrema emergência, o que de certa maneira, é um bom motivo para essa diferença nos números, acredita – Everaldo.

“O quadro acima é um exponencial preocupante para a saúde pública do Estado,” comentou o Supervisor Geral do CPML, Jilvon Barros  – Isso faz do CPML nesses tempo de pandemia, um centro de referência no registro e assistência – especialmente,  para os pacientes atendidos pelo Hospital Escola Helvio Auto, HGE e MESM/HM, tendo em vista,  as coletas dos pacientes nos respectivos hospitais serem ministradas por nossos técnicos.  Importante lembrar que essa estatística é impactante na vida funcional de nossos servidores, que estão abraçando com compromisso e responsabilidade o enfrentamento dessa doença,  e que toda e qualquer campanha motivacional que estejamos fazendo para manter a autoestima de nossos “soldados da saúde” ainda não será o suficiente para agradecer a dedicação empenhada, ressaltou.

Mesmo com uma leve queda na produção em abril,  de Janeiro até agora realizamos uma média de 350 mil exames, o que equivale a 50 mil pacientes atendidos. Esses indicadores mostram o potencial desse Centro Laboratorial, somos uma unidade relativamente pequena, mas de produção grande, salientou o supervisor.

– Os Serviços ofertados pelo CPML são 100% SUS, atendem exclusivamente, aos pacientes do Sistema Único de Saúde, funcionando 24 horas, em regime de plantão para atender aos pacientes do HGE, Hospital da Mulher. Além de atender as demais unidades de saúde do complexo Uncisal (HEHA, MESM, HEPR), Complexo Prisional do Estado de Alagoas, Clínica Infantil Dayse Breda, e, realiza os exames ocupacionais dos servidores da Uncisal.