Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – 27 de julho

Keila Nascimento

No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. e tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

O dia comemorativo propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.

Para chamar a atenção sobre o tema, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML),  Unidade de Apoio Assistencial a Saúde da Universidade de Ciências da Saúde atendendo a esfera de  Educação e Segurança criou infográficos de orientações para prevenir e conscientizar os servidores da saúde em atenção a data hoje comemorada. Essas ações são uma constante no CPML, mas em datas comemorativas como esta aproveitamos para reforçar a atenção  tendo em vista a natureza de nossa atividade e a importância do assunto abordado, comentou Jilvon Barros, Supervisor Geral do CPML.

O acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço e/ou no o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, até a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria, enfatizou Jilvon.

Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.

Para os profissionais de saúde, que salvam vidas, é ainda mais importante evitar os acidentes de trabalho. A conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção.  Neste contexto, conscientizar e o melhor caminho para prevenir.

Ressalta-se, ainda, que manter ambientes e processos de trabalho saudáveis é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores  e trabalhadores. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as repercussões dos riscos sobre a sua saúde.