CPML Uncisal celebra seus 15 anos com crescimento notável

É neste 29 de dezembro de 2020, que o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, unidade de apoio assistencial da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas, celebra seus 15 anos de existência.  E como todo bom adolescente que reclama a atenção que merece ter, apresentamos um breve histórico do que vivenciamos no decorrer desses anos.

O CPML foi instituído como Unidade Complementar da Uncisal a partir da Lei N° 6.660 de 28 de dezembro de 2005, publicada no D.O.E/AL em 29 de dezembro de 2005.  A unidade nasceu para ser um centro laboratorial de referência para todo o estado de alagoas nas áreas de Patologia Clínica, Anátono-Patologia, Citopatologia, Imunologia, Hormônio, Toxicologia, Ensino, Pesquisas e Extensão da UNCISAL, que atenda os pacientes dos hospitais do Complexo UNCISAL, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios dentro da Estrutura Pública. Em Maio de 2013, passou à Unidade de Apoio Assistencial da Uncisal através do Decreto n° 19.797, que modificou o Estatuto da Uncisal.

E nesses 15 anos alcançamos muitas conquistas, tais como as unidades satélites no Hospital Geral do Estado, a Coordenação dos serviços laboratoriais da Maternidade Escola Santa Mônica e do Hospital da Mulher, além de continuarmos a atender os pacientes do Hospital Escola Helvio Auto, e realizar as análises das amostras oriundas do Hospital Escola Portugal Ramalho, Clínica Infantil Dayse Brêda, Caixa Beneficente e o Complexo Prisional. E dentro em breve após alguns ajustes estruturais retornaremos a atender os pacientes do SUS encaminhados pelas Unidades de Saúde credenciadas para realizar exames no CPML (através do SISREG).

Ofertamos a esses pacientes e unidades uma carta com mais de 80 exames, analisados por um corpo técnico competente e processados em um parque tecnológico dos mais modernos do estado, que foi renovado agora em 2020 – feito  de uma conquista da gestão administrativa com o apoio da Reitoria da Uncisal e da Secretaria do Estado da Saúde.

Em 15 anos passou de uma produção anual de um pouco de 1.800  exames para 141 mil. “Esses dados mostram  força e capacidade  como unidade de apoio essencial às unidades hospitalares ao qual presta serviço”, destacou Jilvon Barros – Supervisor Geral do CPML.  Como visto acima realizou muitas conquistas e ainda há muito que alcançar, pois essa pequena grande unidade de apoio à saúde tem muito mais a oferecer à população alagoana. Bastam alguns ajustes e apoio logístico e principalmente financeiro para que essa população receba serviços de saúde com ainda mais qualidade, por que não dizer de excelência, disse ainda o supervisor.