Servidores CPML são imunizados contra a COVID 19

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial à saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde  (Uncisal), concluiu nesta terça-feira, 09 de fevereiro, a primeira fase da vacinação contra a COVID19 de seus servidores.

Técnico de Laboratório – primeiro a ser imunizado

“E o momento tão esperado chegou!” disse o  primeiro servidor a ser imunizado hoje no CPML – o técnico de laboratório –  Ivaci  Pereira de Assis, que trabalha na coleta dos pacientes  de uma das unidades hospitalares ao qual o CPML assiste, no caso desse servidor, o Hospital Escola Helvio Auto (HEHA).  Para Ivaci, que atua na linha de frente, esse reconhecimento de relevância  para nossa saúde é de suma importância,  mas minha maior gratidão é pela inclusão dos demais colegas que atuam em diversas áreas, tais como  nas bancadas manuseando amostras, no administrativo tendo contato com formulários e recebendo amostras, ou mesmo em contato com os agente contaminantes, ou seja, outros servidores da linha de frente.  Essa imunização em massa, não apenas por categorias, nos dá uma segurança maior para continuarmos nossas atividades funcionais, isso não quer dizer que devemos baixa a guarda. E sim, continuarmos com todos os cuidados que devemos ter no nosso dia a dia, reforçou o técnico.

Técnico Administrativo – atuando no Setor de Laudo

Na sequencia da imunização, a servidora Waltyane Alves que destacou “ainda bem que esse momento tão esperado chegou, e viva a ciência,”  com a imunização a sensação é de  tranquilidade,  mesmo não sendo da área técnica, no meu caso, sou administrativo, mas atua na linha de frente, com a atendimento de pacientes e agentes contaminantes (servidores técnicos de saúde) e  recepção de amostras. A gente consegui trabalhar menos tenso e assim  continuar a prestar uma assistência às pessoas que ainda não foram vacinadas e que precisam dos serviços ofertados pelo CPML.  Mas, não podemos  nos descuidar da segurança das máscaras e álcool gel até chegar o momento onde todos sejam imunizados, porque a vacina protege a gente, mas não as pessoas com quem convivemos e ainda não se vacinaram.

O Processo de vacinação no CPML teve início com os servidores que atuam nas unidades hospitalares do HEHA (coletores) e Hospital Geral do Estado (HGE), mas ainda faltavam os demais  profissionais que trabalham nas bancadas  manuseando e manipulando amostras,  atendendo pacientes e servidores  do HEHA, ou mesmo no atendimento aos agentes contaminante   que é o caso do pessoal do administrativo.

E como grande parte dos mais de 200 servidores do CPML atuam na linha de frente no atendimento a pacientes com quadros suspeitos e/ou confirmados, seja no momento da coleta ou do processamento para análise do material coletado, todo cuidado é necessário para a proteção desses profissionais,  mas não seria justo deixar o administrativo de fora, pois todos convivemos no mesmo ambiente contaminante e o número de servidores contaminados foi grande, tendo em vista a natureza de nossas atividades, a luta foi grande, mais enfim esse dia chegou,  salientou  Jilvon Barros – Supervisor Geral do CPML.