CPML dispõe computadores para HGE

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), disponibilizou na quinta-feira, dia 25, dez unidades de computadores ao Hospital Geral do Estado (HGE).

Os equipamentos cedidos ao HGE fazem parte de uma parceria com o hospital, a fim de  garantir  maior agilidade no resultado dos exames, serão disponibilizados dez unidades de computadores já habilitados com o sistema EasyLab, contemplando as principais alas do HGE, assim os resultados dos exames laboratoriais poderão ser emitidos de forma eletrônica, sem a necessidade  de aguardar os exames impressos, informou a gerente administrativa do CPML Milany Pontes.

A ação faz parte do programa de reestruturação das Unidades Sede e Satélites do CPML,  onde estamos contando com a colaboração da Delegacia da Receita Federal de Alagoas que vem doando moveis e equipamentos para o CPML e outras unidades da Uncisal. “As doações chegam em boa hora,  já que estamos realizando o interfaciamento dos resultados dos exames do novo parque tecnológico com o sistema que possibilita a disponibilidade desses resultados de forma online para as unidades hospitalares que recebem o apoio assistencial do nosso Centro Laboratorial, como o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), e em um futuro breve, também será possível os resultados para os email dos médicos cadastrado”, comentou o Supervisor Geral do CPML, Jilvon Barros.

– O CPML  é  responsável por realizar os exames laboratoriais e histopatológicos dos principais Hospitais públicos de nosso Estado, tais como o Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela – HGE, cujo os exames são realizados pela Unidade Satélite CPML/HGE, localizada dentro do referido hospital. A Maternidade Escola Santa Mônica – MESM/UNCISAL também tem em suas dependências uma Unidade Satélite CPML/MESM, os exames do Hospital Escola Dr. Hélvio AutoHEHAreferência no tratamento de doenças infectocontagiosas para todo o Estado, são realizados pelo CPML/SEDE, que fica localizado em frente à referida Unidade hospitalar; além de processar e analisar as amostras de exames do Hospital Escola Dr. Portugal Ramalho – HEPR/UNCISAL: único hospital psiquiátrico público de Alagoas, que são encaminhados ao Prédio CPML/SEDE; do mesmo modo atende as demandas de outras Instituições que possuem parceria firmada, como Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira – HM/SESAU, Clínica Infantil Dayse Brêda – CIDB/SESAU, Laboratório Central – LACEN/AL e o Sistema Prisional Alagoano,  dentre outros. Servindo, ainda, de campo de prática e pesquisa para a Universidade.

– Gerando uma produção de mais 90 Mil exames de análises clínicas e histopatológicas ao mês. Tudo isso 100% SUS.  Esses números só são possíveis por que temos um corpo profissional comprometido com a saúde pública alagoana e qualquer ação que venha a beneficiar o trabalho e o bem estar desses profissionais é motivo de gratidão. Agradeceu o Supervisor Geral do CPML a DRF de Sergipe pela contribuição e reconhecimento da importância do nosso serviço.