CPML celebra Dia das Mulheres

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, unidade de apoio assistencial   da Universidade Estadual de Ciências da Saúde realizou nesta quarta-feira, 09 de março  um lanche coletivo em alusão a passagem do Dia Internacional da Mulher celebrado no dia 08 de março.

Como a celebração trata de  conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, inclusive sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.  A data foi escolhida, oficialmente, depois do 8 março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial. Bem que essa manifestação poderia se repetir, só que agora com mulheres de todo mundo, tendo em vista, esse momento nebuloso que estamos passando com a guerra entre Rússia e Ucrânia.

O lanche coletivo foi promovido pelos servidores homens do CPML em agradecimento as mulheres do Centro, que compõe mais de 60% do corpo técnico do CPML.