Reitor da Uncisal inaugura Novo sistema de Laudagem do CPML

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), recebeu nesta quinta-feira dia 07 de abril, o Reitor Henrique Costa para fazer o laudo inaugural do Novo Sistema de Laudagem eletrônico dos exames da Histopatologia, principalmente biópsias de diversos tipos de tumores.

Na ocasião, o Reitor da Uncisal, Doutor Henrique Costa fez leitura e análise de uma lâmina de citologia, acessou o novo sistema, fez a laudagem e inovou, registrando a imagem vista no microscópio via celular e já a incluiu no laudo. Segundo o reitor, que é médico patologista, diz estar encantado com as possibilidades que o sistema permite para agilizar o resultado final do exame, as vantagens não são só para o médico, que pode laudar por acesso remoto, como para paciente e também para a gestão, tendo em vista, o sistema permitir lançar o montante dos exames realizados ao SisReg (sistema de regulação do Ministério da Sáude), facilitando a alimentação do faturamento, gerando assim, os valores da produção e ajudando  na tomada de decisões.

Presente no Momento da Laudagem inaugural, a diretora do Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal (Cedim), Kátia Born, comentou da satisfação em ter o CPML como parceiro, e de poder colaborar com a informatização desse serviço, cedendo a plataforma utilizada pelo Cedim para o Setor de Histopatologia do CPML,  afinal a natureza das duas instituições da Universidade é apoiar o diagnóstico médico da melhor forma possível, e a agilidade e precisão no resultado, neste sentido pode ser o diferencial entre a vida e a morte do paciente.  E parabenizou ainda o Supervisor Assistencial do CPML, Nemer Ibrahin por ter abraçado a proposta, e em tão pouco tempo (um mês e meio) a frente da administração, ter elevado à nível de excelência os serviços ofertados pelo CPML, principalmente no quesito interfaciamento de resultados dos exames.

O Novo sistema, que diminui o tempo de liberação de resultados dos exames da histopatologia, de trinta para até seis dias, dependendo do tipo de exames foi inaugurado pelo Reitor da Uncisal, Doutor Henrique Costa, primeiro pela formação, segundo por ter sido ele o primeiro diretor desta unidade. “Ninguém melhor para fazer o marco inaugural de um sistema que vem revolucionar a entrega de resultados de exames tão relevantes para o andamento da boa saúde dos pacientes assistidos direta ou indiretamente por nossa unidade”, comentou o Supervisor de Apoio Assistencial do CPML, Nemer Ibrahim.

Segundo o responsável pelo Setor de Histopatologia, Miguel Agulhan, o sistema Proradis é bastante eficiente e traz muitos benefícios para o serviço da anatómo patologia do CPML. Nele o médico pode analisar, laudar, confirmar o laudo eletronicamente e encaminhar ao hospital de origem ou aos pacientes dentro em um espaço curto de tempo. Para ter acesso ao sistema, basta ele o médico, informar o login/senha de cadastro, seguindo o padrão nome.sobrenome e senha de 6 dígitos, e dentro de seis passos poderá liberar o laudo no sistema. A plataforma cedida pelo Cedim precisou passar por alguns ajustes para adaptação ao processo de laudagem, mas a partir desta quinta-feira, os laudos serão alimentados nesta plataforma, um sonho de anos deste Centro laboratorial se torna realidade.

O resultado para pacientes segue um caminho fácil e rápido, onde o paciente informa o número de protocolo e senha emitidos pela clínica e/ou hospital, e pronto, terá acesso ao laudo final, evitando deslocamento até a unidade para retirada do resultado impresso. Um grande ganho para os pacientes do SUS assistidos pelas unidades da saúde credenciadas ao CPML.

Estiveram presentes ao evento, a equipe de Tecnologia da Informação do Cedim, Henrique Silva e Eliveltom Cristiano que trabalharam na adaptação do fluxo do sistema para as necessidades do CPML, como também o responsável pelo faturamento do Cedim, o senhor Edonildo Alencar, coordenadora da unidade satélite do CPML na Maternidade Escola Santa Mônica, Conceição Santana e a Gestora Administrativa Milany Pontes.