CPML e CEDIM aderem a Campanha Março Lilás e amplia assistência a população feminina

Keila Nascimento

Chegamos ao Março Lilás, mês dedicado a Mulher, e também da campanha que alerta para a prevenção do câncer de colo de útero, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Uncisal, inicia a campanha, ampliando o atendimento de exames de citologia com o objetivo de conscientizar a população feminina e apoiá-la no enfrentamento a esse tipo de câncer.

O Centro Laboratorial aderiu à campanha ofertando os exames de citologia ginecológica no período de 04 a 25 de março, com demanda espontânea, sendo disponibilizadas, de 7h30 as 12h, 15 fichas diariamente. As pacientes podem comparecer a sede do CPML, localizada a Rua Cônego Fernando Lyra, s/n, no Trapiche da Barra, de segunda a sexta-feira, munidas de documento com foto e cartão SUS. Lembrando que é recomendado para a realização do exame, jejum de atividade sexual de dois dias, como também suspender uso de creme vaginal e ducha. Não é necessário apresentar solicitação médica.

A Citologia é um exame indicado para mulheres que tem ou já tiveram vida sexual ativa, como forma de prevenir o câncer de colo de útero, pois ao avaliar as células que fazem parte do tecido uterino, é possível observar se há sinais indicativos de infecção pelo vírus HPV ou de câncer, o exame também conhecido como “papanicolau” é realizado através de coleta de células do colo uterino que serão fixadas em uma lâmina e enviadas ao setor de patologia.

Assim, este exame é capaz de identificar infecções vaginais, Infecção Sexualmente Transmissíveis – ISTs e lesões precursoras do câncer do colo do útero, sendo  muito importante para o diagnóstico precoce e prevenção, informou a enfermeira Laura Acioly responsável pelo setor de coleta da citologia.

 

Em parceria com o Centro de Imagem e Diagnóstico-CEDIM, também unidade de apoio a saúde da Uncisal que é referência no rastreamento ao diagnostico precoce do câncer de mama, onde serão ofertadas Mamografias para as mulheres com idade entre 40 a 69 anos, sem necessidade de apresentar encaminhamento, apenas apresentação do Cartão SUS e documento com foto. Além da mamografia, o CEDIM realiza o exame de densitometria óssea para mulheres acima de 50 anos que já se encontrem na menopausa, sem a necessidade de apresentar solicitação médica, informou a Diretora do CEDIM, Ceiça Carvalho.

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas é um complexo quem vai além da academia, ofertando serviços de saúde diferenciados à população alagoana, e nesse mês dedicado as mulheres não seria diferente, unimos forças para ofertar o que temos de melhor, em se tratando de exames de diagnóstico a população feminina, comentou a Supervisora Assistencial do CPML – Telma Amorim.