Novembro Azul – Parceria CPML e Ambesp promove cuidados à Saúde do Homem

Keila Nascimento

O Ambulatório Especializado – Unidade Assistencial da Uncisal promoveu nesta quinta-feira (08) uma ação em alusão ao dia 17 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, a data é celebrada com a Campanha Novembro Azul, mês destinado à conscientização dos homens sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O evento contou com palestra ministrada pelo Médico Urologista Doutor Mário Ronalssa – professor da Uncisal que faz parte do quadro de especialista da unidade. Foram atendidos mais 60 homens acima de 40 anos que realizaram exames físicos e laboratoriais, em parceria com o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) que montou um posto de coleta itinerante para atender aos homens que se encontravam apitos a realizar o exame de PSA, exames que necessitam de uma condição especifica para serem ministrados, a de estar em abstinência sexual de 3 dias, jejum de 12 horas, como também, não ter praticado atividades físicas, além da restrição do andar de bicicleta, moto ou à cavalo. Após o exame laboratorial fora ofertado um café de manhã para o desjejum, e na sequencia passaram por um exame físico, fechando o ciclo de exames de rotina, necessários ao diagnóstico do câncer.

A ação terá continuidade com o acompanhamento dos pacientes, munidos de resultado dos exames laboratoriais e físicos, para fechamento de consulta, e nos casos necessários, encaminhamento para tratamento e cirurgias, informou o especialista. Que também é responsável pelo Projeto Saúde do homem do campo, onde realiza ações semelhantes nos municípios de alagoas, seguindo um cronograma anual das ações, desde 2015.

Segundo, doutor Mário, o câncer de próstata é a segunda doença de causa morte entre os homens no Brasil. Portanto, ações como essas deveriam ter maior amplitude e investimento na saúde pública, no sentido de alcançar um maior número de homens e assim minimizar o avanço da doença.

Realizada anualmente, a campanha “Novembro Azul” chama a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata, além de outras doenças masculinas. 

Originalmente, o movimento surgiu na Austrália, em 2004, dando continuidade à celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado tradicionalmente no dia 17 de novembro. No Brasil, a movimento teve início em 2011, oficialmente pelo Ministério da Saúde.

Os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles que têm casos de câncer de próstata na família (pai ou irmãos) ou de câncer de mama (mãe ou irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade.

Prevenção

– Manter uma alimentação saudável;
– Não fumar;
– Praticar atividades físicas;
– Consultar o médico regularmente.

Fatores de risco

– Histórico familiar, principalmente, pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade;
– Consumo excessivo de álcool e tabagismo;
– Homens com sobrepeso e obesos, correm mais risco de desenvolver a doença.

Exame

O primeiro exame de próstata deve ser feito aos 45 anos, mas caso o homem faça parte do grupo que possui histórico familiar é recomendável a partir dos 40 anos de idade.