CPML e CEDIM firmam parceria por um Novembro Azul

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial – CPML em parceria com o Centro de Diagnóstico e Imagem – CEDIM,  unidades  de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas estão realizando os exames de PSA total e livre em alusão ao marco do Novembro Azul.

No Novembro Azul – “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, esse é o slogan adotado pelo Ministério da Saúde- MS, que abraça o movimento que surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.  E seguindo diretrizes do MS, a Uncisal em conjunto com suas Unidades de Apoio a Saúde (CPML e  CEDIM), estão disponibilizando 150 exames de PSA Livre e Total. O exame dos Antígenos Específicos da Próstata – PSA é um exame de sangue, usado para detectar precocemente, problemas como um tumor na próstata e outras condições, tais como hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Os interessados devem procurar o Cedim para agendar o exame, a data agendada deve observar os preparos necessários para a coleta do sangue, tais como:

1. Jejum de 03 horas;
  2. Não ter ejaculado nas últimas 48 horas;
  3. Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;
  4. Não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias;
  5. Não ter praticado equitação nos últimos dois dias;
  6. Não ter usado supositório nos últimos três dias;
  7. Não ter recebido sondagem uretal ou realizado  exame de toque retal nos últimos três dias;
  8. Não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;
  9. Não ter realizado ultra-sonografia transretal nos últimos sete dias;
  10. Não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
  11. Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
  12. Não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias;
  13. O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 03 dias antes da coleta.

Outra observação a ser tomada é para os homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário, com exceção do jejum de três horas.

O resultado dos exames serão entregues no CEDIM, no dia  o8 de novembro,  data escolhida  pela Uncisal e as referidas unidades para o Dia D do Novembro Azul na Universidade,  e onde estarão médicos urologistas para avaliar os resultados e solicitar outros exames quando necessário.